ORTOLIFE - Endodontia ( Canal)

endodontia
A endodontia é a parte da odontologia que trata da prevenção e cura das enfermidades da polpa dental e de suas complicações. A palavra endodontia tem origem no grego: ENDO = dentro ODONTO = dente IA = ação Etimologicamente, portanto, endodontia significa ação dentro do dente.
Causas A principal causa das doenças da polpa é a cárie, embora existam outras. A progressão da cárie para as regiões mais profundas da estrutura dental agride a polpa, causando sua inflamação. Quando, por este ou outros motivos, ocorre uma inflamação irreversível ou necrose (morte) da polpa, há necessidade de tratamento endodôntico.
Tratamento O tratamento endodôntico, conhecido como tratamento de canal, consiste no esvaziamento, modelagem e obturação do espaço anteriormente ocupado pela polpa dental. Normalmente é realizada a remoção total da polpa (pulpectomia) seguida de limpeza, desinfecção e modelagem das paredes dos canais, e preenchimento do espaço por material não agressivo ao organismo. Este preenchimento, chamado obturação, é o selamento hermético da cavidade pulpar, que funciona como uma barreira ao retorno da contaminação e infecção. Para a realização dos procedimentos, dispomos de uma série de instrumentos específicos, manuais e mecanizados, aparelhos modernos, medicamentos para limpeza e desinfecção, materiais de preenchimento desenvolvidos especificamente para esse fim, que facilitam e possibilitam o sucesso do tratamento. Após o término do tratamento, o dente é restaurado, recuperando, assim, sua forma e funções normais.
Conseqüências As conseqüências do não tratamento podem variar bastante. Podem ocorrer desde infecções de baixa intensidade e longa duração evoluindo para lesões na região do ápice da raiz, até infecções de alta intensidade, dor aguda, com evolução rápida para abscessos (acúmulo de pus).
Dor O tratamento de canal, ao contrário da crença popular, é indolor. Quando a morte da polpa já ocorreu, ela obviamente não dói. Quando a polpa está irreversivelmente inflamada, porém viva, a anestesia local garante com eficácia um tratamento sem dor. A dor só ocorre justamente quando não é realizado nenhum tratamento, pois a inflamação provoca edema (inchaço) que comprime as terminações nervosas.
Custo O custo do tratamento endodôntico, também ao contrário do imaginário popular, é relativamente baixo, pois a perda do dente e conseqüente substituição por prótese teria custo muito superior. Endodontia, popularmente chamada de Tratamento de Canal em Aracaju, marque sua consulta em um dos nossos endereços, ligue (79) 3211-7191